Foi realizar àquela viagem dos sonhos e sofreu com atraso ou até cancelamento do voo?

Foi realizar àquela viagem dos sonhos e sofreu com atraso ou até cancelamento do voo? Saiba o que pode ser exigido.

De acordo com a resolução da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o transportador deverá oferecer ao passageiro alternativas, caso sofra com atrasos e/ou cancelamentos, no embarque. ➡ A partir de 1 hora de atraso: comunicação (internet, telefones…)
➡ A partir de 2 horas: alimentação
➡ A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem, se for o caso transporte até o local da acomodação.

No caso de atraso superior a 4 horas ou cancelamento do voo, o passageiro poderá exigir: Reembolso integral, incluindo tarifa de embarque; Remarcar o voo para data e horário de sua conveniência, sem custo; Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de lugares. Sendo que, nas duas primeiras opções, a assistência material poderá ser suspensa, o que não ocorre quando for possível um novo embarque no próximo voo.
Além de tais obrigações, a empresa deve manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos e informar imediatamente a ocorrência do cancelamento.
Saiba que, apesar da empresa fornecer esses recursos no sentido de solucionar um problema, isso não inibe a possibilidade do passageiro pleitear na justiça danos morais e/ou materiais, caso sofra perdas importantes em decorrência do atraso.

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